12 de maio de 2010

Serpentário

Altas emoções na minha vida! Pela primeira vez estou empolgada com tudo o que faço e o que pretendo fazer. Chega de imaginar como é isso, o agora está acontecendo com muitas surpresas.

Essa semana fui à um serpentário e foi tudo tão.. MARAVILHOSO. No começo pensei que seria ruim pra gente fazer o trabalho lá, pois um veterano nos desestimulou bastante, mas com um pouquinho de simpatia conseguimos entrar lá! E lá, no que eu me refiro, é no Vital Brazil. Uma Instituição pública que tem como objetivo a extração de veneno de cobras variadas para a produção do antídoto. Além disso eles estudam as serpentes, mesmo as que não são peçonhentas (não são venenosas).

Pois bem! Eu e o meu grupo (colegas de trabalho com potencial de grandes amigas) fomos à Niterói explorar esse tal de Vital Brazil do qual eu nunca ouvira falar, mas isso é normal, a minha 'leiguiçe' é impressionante. A minha primeira descoberta foi aquela ilhazinha do outro lado do mar no qual eu mal tinha pisado. Niterói é linda! Me apaixonei pelo lugar. Como podem achar que lá é o outro lado da poça? O Rio tem muito mais a ver com essa expressão. As ruas de Niterói tem uma charmosidade bossa nova. Uma leveza de alma que não vejo por aqui, onde quase tudo e quase todos são petrificadas estruturas de rock.

No Vital Brasil encontrei pessoas impressionantes, cada um com o seu brilho encantador. Mas os que mais me marcaram foram a jovem e doce Leonora e o profundo e humilde Aníbal.

A dócil Leonora tem uma pureza cativante nos olhos. Tudo nela inspira bondade, é difícil achar pessoas assim. Espero estar certa. Todos a chamavam de Nola, apelido bonito, não é? Não sei muito sobre ela, mas gostaria de deixar a minha impressão sobre ela aqui. Pessoas boas não devem ser esquecidas. Nunca.

Quando chegamos lá e não sabíamos aonde estávamos nos metendo, um jovem senhor com simpatia saindo pelos ouvidos veio receber o nosso grupo. ( Entramos em uma excursão que não era nossa e sim de alunos de enfermagem. A nossa 'penetrice' deixou o professor do grupo muito irritado.) A Luíza, uma bióloga que conhecemos lá, disse a ele que éramos estudantes de biologia e que estávamos ali para fazer um trabalho. O rosto dele se iluminou de alegria e não pude fazer nada a não ser sorrir também. Depois de alguma piadas entre todos, ele nos levou para uma sala e nos acomodou para que fizéssemos as perguntas que queríamos. Enquanto cada uma falava, Aníbal olhava no fundo de nossos olhos, calmamente. Quando chegou 'a minha vez' me senti nua. Ele parecia ler minha alma em poucos segundos de comunicação visual. Mas o incrível é que não me senti importunada nem molestada e, sim, compreendida. Era como um pai que queria saber mais sobre sua filha. Um olhar cheio de ternura, porém extremamente sagaz.

Descobri que ele é um PhD e fiquei chocada. A humildade anda no mesmo passo da inteligência, incrível. Ele despiu todos os conceitos de estudiosos arrogantes e/ou prepotentes. Quero ser uma bióloga como ele. VOU ser uma bióloga como ele. É o meu dever perante o estudo da vida, perante a imensidão da natureza.




2 comentários:

Anônimo disse...

Aee, pegou na cobra.

Unknown disse...

uahsuahsa... adoreii o comentário acima.preciso nem mais comentar né?!
amigaaa que coragemm segurar a cobra.. aii que nervoso!rsrs
VOCÊ JÁ É uma biologa igual a ele e SERÁ muito mais.
te amoo minha gostosa