16 de abril de 2010

Bem Natural

De volta ao mundo de blogueira, agora quero dedicar mais tempo a esse meu espaço. Espaço que posso dizer tudo o que penso, tudo o que sinto sem texto editado ou refrear o que dizer. Quero dar mais valor a esse tipo de coisa, expressar a minha opinião está difícil ultimamente.

Em uma conversa, um familiar defendeu a ideia de que a internet tem mais lixo do que coisas interessantes. Discordo imensamente, não que não exista trash na web, mas é incrível como muitos brasileiros conseguem transportar suas almas a seus blogs. Bom, voltar a esse mundo de blogs anônimos é intrigante e inovador, como sempre. Mas agora quero dar ênfase a uma questão que encontrei no blog Nodo Ascendente, que diz:


"Muitos dos nossos avós eram racistas.
Muitos dos nossos pais são homofóbicos.


Que valores/crenças/hábitos fortemente enraizados nas nossas vidas 
de hoje serão considerados inadmissíveis pelas gerações vindouras?"


Não pude deixar de ser tragada por meus pensamentos e também não pude deixar de concordar com as afirmações escritas. 

Penso em vários motivos do por que do racismo e da homofobia, mas acho que o foco é a falta de compreensão com o diferente, com o desconhecido. Está ligado também a herança social e familiar. E, principalmente, a falta de estímulo a pensar por si só, a falta do 'por quê' e a ingestão daquilo que nos foi passado. Particularmente acho que isso ainda acontece muito hoje em dia, de maneiras diferentes, claro.

Porém, o que mais me intrigou foi imaginar o que que eu penso hoje como conceito pode ser derrubado amanhã? Será que vou aceitar? Será que vou continuar martelando na ideologia de quando era jovem?

Tentei me imaginar na época de minha avó, quando ela aprendeu que o negro era estranho e/ou imundo. Hoje sabemos que esse tipo de pensamentos é inconcebível, mas ela ouviu isso desde criança, da mesma maneira em que apredeu a andar e falar. Entendi que é difícil se desgarrar daquilo em que se acostuma a pensar, assim como o casal que confunde amor com convivência, na verdade se habituaram um com o outro.

Acho que os tabus de hoje serão mais bem resolvidos amanhã. Assim como os preconceitos infundado.
....Tomara....

Um comentário:

Tahiana Andrade disse...

Provavelmente você tenha razão e os tabus de hoje serã futuramente mais bem resolvidos... o fato é que enquanto os tabus atuais vão deixando de ser tabus, novos tabus irão surgir.
Os tabus e preconceitos são crrenças socias que não deixam de existir, apenas vão sendo progressivamente substituídos por outros mais 'moderninhos', rs.


Belo post.


Bjs