5 de julho de 2009

Intertextualidade - Vinícius Santos

Você já leu um livro em que você conhecia, mesmo que superficialmente, o autor?
Pois é, eu li!

Como a menina roubadora de livros, eu tenho aquela vontade incessante de ler todos os livros que os meus olhos possam capturar. Eu sei que é meio clichê, mas eu sou aquela garota nerd que não sabe nenhum esporte, que tropeça até em si mesmo, usa óculos e é tímida. E aquele livro com capa estranha que, para mim, sempre esteve intocado na secretaria do curso me chamou atenção desde a primeira vez que o vi. Eu não comprei o livro mais cedo por dois motivos: Primeiro que eu não sabia se ele estava lá só para enfeitar ( Obs: Não tinha nenhum tipo de preço a vista ). Segundo que era difícil eu estar com dinheiro.

Então, tchan tchan tchan tchaaaaaaaaannn, eu comprei! De cara eu achei a capa interessante, entretanto, podiam ter pensado em alguma garota mais bonitinha (parece que a menina acabou de sair de algum filme de terror japonês - os filmes de lá, realmente, me dão medo ._. ). Mas eu gostei da fonte do título. Combinou com a garota assustadora e o estilo da foto - parece aquelas fotos antigas em preto-e-branco. O título é Verossímil, o que me chamou atenção também, pois me lembrou de Luís Fernando Veríssimo (adoro ele!). E aproveitando desta correlação, quando assisto a aula do Vinícius, eu SEMPRE me lembro de algum texto ou crônica do Veríssimo. Os dois me fazem refletir sobre alguma coisa importante e, muitas vezes, com várias risadas.

O livro é composto de uma parte de poemas e a outra de contos e crônicas. Eu gostei dos poemas dele. Cada um com sua particularidade. Interessantes. But, como eu sou uma garota meio frígida, não tenho muita paciência para ler poemas. Eu tenho que estar inspirada. Mas não deixam de ser bons. =D

Mas eu queria dedicar esse post aos contos dele! Esses sim me deixaram O_O. É uma leitura doce e fácil, mas que tem um contexto por trás grandiosamente complexo de se entender. Muitas histórias falam sobre a convivência com o seu amor, a dificuldade de amar e o sonho a pessoa perfeita. Cada conto tem um assunto específico, mas todos tem uma relação intangível que os tornam uma coisa só.

Eu acho que o Vinícius incorporou a frase 'a minha vida é um livro aberto'. Uma vez que muitos daqueles contos falam sobre a vida particular e profissional dele. Histórias encantadoras que me surpreendiam a cada linha.


Para mim é uma alegria imensa ser aluna dele e poder ter lido o seu livro.

Um comentário:

@Mahr_ disse...

Quero ler, não esquece! :*